quinta-feira, 6 de maio de 2010

Tomando Posse

Hoje a diretora de nossa pequena notável escola Jatobá tomou posse, e coincidentemente, hoje, também, estou tomando posse nesse latifúndio virtual de ideias.
Confesso que estava meio desmotivada para essa posse (a minha), por isso estava adiando tal momento, mesmo porque, já dizia Horácio: “A palavra, uma vez lançada, voa irrevogável.".
Mas a motivação chegou antes mesmo do que eu imaginava. Ela veio com a posse da diretora. E o que parecia ser mais um evento simbólico sobre “Democracia na Educação”, com citações freireanas e tudo mais, transformou-se em um verdadeiro exemplo de efetivo exercício democrático.
Não pensem que sou contra as eleições dos diretores, mesmo porque, em nossa escola, pelo menos, essa prática tem funcionado muito bem.
Mas o real motivo da minha posse se deve à mobilização dos nossos alunos da EJA, ocorrida durante o evento. Os alunos cobravam um professor de matemática, desde muito tempo requisitado por eles e pela escola. As cobranças não foram dirigidas para a diretora, era uma questão direta com os representantes da Secretaria de Educação do Município, que estavam presentes no evento e que discursavam durante a posse.
A mobilização nasceu dos próprios alunos, não interferimos no processo de organização, na produção dos cartazes, nem na construção dos argumentos (PERFEITAMENTE COERENTES), mesmo porque, tratava-se do interesse deles. No entanto, a mobilização foi aparentemente considerada uma irresponsabilidade de algumas pessoas (supostos formadores de opinião, talvez...).
Achei um absurdo tal subestimação dos nossos alunos da EJA. Mas depois, lembrei-me do nosso projeto pedagógico “Democracia Pra Quê?”, que relaciona a maioria dos assuntos trabalhados nas disciplinas com o tema “Democracia”, e percebi realmente que tínhamos culpa no cartório, mesmo que de forma indireta.
Paciência, o produto final do projeto era para aparecer só no fim do ano letivo, mas FORÇAS externas o fizeram eclodir com seis meses de antecedência.
Afinal de contas, democracia é para o quê?


Edilaine

Nenhum comentário:

Postar um comentário